Você sabe o que é comodato de telemedicina?

8 minutos para ler

Entender o que é comodato e quais são as vantagens de sua implantação são pilares fundamentais na administração clínica. Isso porque essa solução possibilita modificações assistenciais e administrativas significativas.

Nesse sentido, as clínicas podem oferecer cada vez mais serviços em um só lugar, optando pelo comodato de telemedicina como forma de viabilizar a assistência diagnóstica e terapêutica de forma eficiente.

Com a inserção do pacote de serviços que associa infraestrutura e tecnologia, o comodato de aparelhos médicos surge como uma solução que beneficia pacientes por meio da telessaúde.

Quer saber mais sobre o que é comodato e suas principais implicações? Então, não deixe de ler este post!

O que é comodato de telemedicina?

Em termos jurídicos, o comodato é o empréstimo gratuito de coisas que não podem ser substituídas por outras semelhantes. Para tanto, são descritas as funcionalidades do aparelho bem como as formas de uso.

O comodato já é largamente utilizado em outros setores, como nas áreas de informática e telecomunicações, e atualmente vem se popularizando no setor de saúde como uma alternativa para clínicas e hospitais.

Diversos equipamentos médicos podem ser adquiridos em sistema de comodato, tais como bombas de infusão, holter, eletrocardiógrafo e outros. Aliado à telemedicina, o comodato oferece às empresas contratantes o serviço de emissão de laudos médicos à distância e outras funcionalidades.

Como a telemedicina está em expansão, o comodato de aparelhos será uma tendência para os próximos anos, principalmente porque as instituições de saúde estão se equipando para receber tecnologias mais eficazes.

Como funciona o regime de comodato?

Ao contrário da compra desses aparelhos médicos, que demanda um investimento alto, a locação em comodato permite à clínica disponibilizar o procedimento aos seus pacientes rapidamente.

Em geral, os contratos contemplam um tempo de adequação, treinamento da equipe e divulgação dos serviços antes do primeiro pagamento, poupando o capital de giro do negócio. Isso configura uma das primeiras vantagens dessa implantação.

Além disso, a clínica pode agendar a permanência do equipamento de acordo com a demanda. Caso não haja procura para determinado exame que justifique sua permanência, é possível abrir a agenda para aquele procedimento apenas em determinados dias da semana e ter o aparelho em comodato somente nesses dias.

Junto com o aluguel, a empresa adquire um pacote de serviços associados, que incluem desde treinamento e manutenção das máquinas, com substituição quando necessário, à emissão de laudos dos exames realizados. Dessa maneira, a clínica fica dispensada da necessidade de contratar um especialista, já que contará com um remotamente, sempre que precisar.

Aos comodatários cabe conservar o equipamento e usá-lo conforme estabelecido em contrato, além de arcar com as despesas de utilização, como energia, insumos, e outros custos inerentes à rotina dessa tecnologia.

Quais são os principais benefícios?

As vantagens de adotar os equipamentos via telemedicina são inúmeras, impactando a gestão da clínica e o atendimento e beneficiando profissionais de saúde, empreendedores e pacientes.

A seguir, alguns dos benefícios que tornam o comodato de telemedicina uma opção lucrativa para as clínicas de saúde:

Ter um especialista para fazer os laudos

Ao contar com um especialista remoto para a elaboração dos laudos, a clínica economiza e pode reinvestir em outras tecnologias ou modificações na infraestrutura física.

Além disso, permite que sejam oferecidos exames específicos em áreas remotas, em que não há disponibilidade de determinados especialistas, aumentando o acesso da população aos serviços de saúde.

No entanto, para a realização de exames torna-se necessária a presença do técnico de enfermagem treinado e, em algumas situações, o médico, que poderá investigar as nuances patológicas com um olhar clínico mais apurado.

Agilidade na entrega dos exames

Com o envio dos resultados online e a emissão remota de laudos, tudo é feito via internet, podendo ser acessado de qualquer lugar, tornando o processo mais ágil. Com isso, os resultados são obtidos mais rapidamente, reduzindo o tempo de espera do paciente e aumentando o nível de satisfação deles.

Essas vantagens propiciam a antecipação das condutas terapêuticas, o que pode melhorar consideravelmente o prognóstico do paciente, diminuindo a exposição dele a estratégias empíricas.

Aumento da produtividade nos serviços

Os equipamentos em regime de comodato aperfeiçoam os processos clínicos, facilitando o aumento da demanda, o que influencia positivamente na maior oferta de procedimentos sem alterar o número de funcionários.

O aumento dos lucros se dá não só pela economia com a compra de aparelhos e contratação de médicos, como também pela oferta de novos serviços e aumento da produtividade, se tornando um diferencial competitivo para a clínica.

Dessa maneira, o comodato de telemedicina, junto à consignação de material hospitalar, vem se tornando uma forte tendência no setor de saúde, garantindo a oferta de serviços qualificados para os pacientes e a possibilidade de ampliação da margem de lucro das clínicas.

Facilidade de comunicação entre paciente e especialista

Os equipamentos em comodato podem facilitar significativamente a relação terapêutica, na medida em que agilizam o processo por meio de diálogos em tempo real e diminuição das dúvidas pertinentes.

Sendo assim, na ocasião de uma consulta presencial com a participação online de especialistas, a implantação do plano de cuidados será mais completa para o paciente, além de dirimir todos os questionamentos durante esse encontro.

Integração com o sistema de clínicas

A integração dos dados clínicos com as informações dos pacientes é fundamental para que o gestor médico analise as melhores opções terapêuticas e cirúrgicas. Isso porque essa conciliação facilita a visualização do histórico clínico e medicamentoso e dos resultados atuais.

Sendo assim, equipamentos tecnológicos que são compatíveis com os softwares clínicos devem ser preferidos em detrimento dos que não permitem essa opção, principalmente aqueles que forem adquiridos via comodato.

Emissão de laudos personalizados

A emissão de laudos à distância é uma tendência que mantém a excelência na descrição dos achados radiológicos e monitora todas as ações clínicas, desde a avaliação do paciente até a entrega do documento para o responsável.

Como o uso de tecnologias mais modernas, além da personalização dos laudos emitidos é possível disponibilizá-los em tempo real, fatores que outrora eram considerados inacessíveis até para as clínicas de médio porte.

Além disso, os laudos são assinados eletronicamente, o que garante respaldo do especialista e estão de acordo com as normas preconizadas da telemedicina publicadas pelo Conselho Federal de Medicina, observações que os gestores devem se atentar frequentemente.

Baixo custo operacional

Os equipamentos adquiridos em regime de comodato são excelentes opções para análise de viabilidade na empresa. Dessa forma, os gestores podem analisar as mudanças gerenciais e financeiras relacionadas a essa tomada de decisão ou optar por alternativas mais interessantes.

Ademais, os comodatários percebem a redução de custos por meio de indicadores de efetividade, tais como: aumento da demanda por consultas e procedimentos e redução de custos operacionais e pessoais, resultando em maior sustentabilidade financeira da instituição.

Saber o que é comodato e suas implicações para uma instituição são fatores fundamentais no processo decisório do gestor. Envolve a escolha da tecnologia mais adequada ao perfil da clínica, análise do contrato de comodato, levantamento dos benefícios observados em curto, médio e longo prazo e capacidade de modificar as estratégias em casos de insucesso.

Além da crescente utilização em clínicas e hospitais e suas vantagens, o comodato de telemedicina é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

Agora que já se convenceu sobre a importância dos equipamentos em regime de comodato em sua clínica, entre em contato conosco e veja como é possível implantá-los em seu negócio!

Posts relacionados

2 thoughts on “Você sabe o que é comodato de telemedicina?

Deixe uma resposta