Sistemas de gestão em saúde: descubra sua importância!

4 minutos para ler

O sistema de gestão em saúde é uma ferramenta imprescindível para os gestores, pois as funcionalidades facilitam a rotina, organizam os processos e monitoram os principais indicadores.

Por isso é interessante conhecer profundamente essa estratégia para sobreviver e se destacar frente a concorrência. Fique por aqui e descubra mais sobre essa metodologia no post de hoje!

Afinal, o que é um sistema de gestão em saúde?

Trata-se de uma plataforma que integra diversas funcionalidades, dentro de uma instituição, que vão desde as atividades relacionadas ao agendamento e recepção de pacientes até o faturamento das contas hospitalares.

Isso significa que uma plataforma informatizada controlará todos os processos da clínica, desde que alimentada corretamente pelos colaboradores, para que os resultados sejam mais confiáveis.

Assim sendo, quando o paciente estiver cadastrado, todas as atividades referentes à consulta e ao procedimento realizado serão rastreadas e contabilizadas para fins de faturamento e reembolso pelas operadoras de planos de saúde.

Qual é a importância do sistema de gestão em saúde?

Uma plataforma que gerencia todas as atividades executadas em uma instituição de saúde é fundamental para separar os processos que não são produtivos daqueles que precisam apenas de aprimoramento.

Além disso, nos dias de hoje, é quase impossível gerenciar todas as informações dos pacientes e dos procedimentos por meio de arquivos em papel, agendas ou blocos de anotação.

Sendo assim, listaremos os principais pontos sobre o sistema de gestão em saúde, acompanhe aqui.

Atendimento personalizado

Por meio do cadastro adequado de pacientes é possível realizar um atendimento personalizado para os indivíduos, considerando todas as informações coletadas pela equipe administrativa da recepção.

Dessa forma, a equipe administrativa terá os dados cadastrais do paciente, os horários de preferência dele para consultas, se existe alguma obervação sobre limitação física que necessita de cuidados de locomoção, etc.

Otimização do tempo

Com um sistema de gestão funcionando corretamente, a maioria dos processos manuscritos são abolidos, facilitando o cotidiano da clínica. Essa situação impacta significativamente em diversos aspectos.

Primeiramente, em relação ao cadastro único paciente, que será alimentado pelos colaboradores e médicos à medida que ele esteja em procedimento, o que diminui a transcrição repetida de informações.

Em seguida, observa-se a organização e faturamento adequado das contas hospitalares que são automaticamente geradas após os procedimentos, que podem ser autorizados de imediato pelas operadoras de planos de saúde ou necessitarem de ajustes.

Com isso, cria-se uma enorme economia de tempo que será destinada a aperfeiçoar as atividades de grande satisfação ou implantar outras que destacarão a instituição clínica frente a concorrência que ainda não se modernizou.

Mais organização das informações

Com o sistema de gestão em saúde, as informações serão geradas mediante o cadastro fidedigno do relato do paciente e da evolução clínica do médico. Dessa forma, será possível levantar relatórios clínicos e gerenciais importantes.

Nesse contexto, conclui-se que essa ferramenta também organiza e mantém atualizados os dados dos pacientes, apresentando um panorama da situação aos gestores para uma efetivada tomada de decisão.

Dessa forma, é possível resgatar informações já armazenadas, editá-las mediante senha e acesso limitado e enviá-las para outros profissionais por meio das plataformas eletrônicas compatíveis, por e-mails ou aplicativos de mensagens instantâneas. Um dos exemplos de grande utilidade atualmente é a emissão de laudo online.

O sistema de gestão em saúde é uma ferramenta eficiente para organizar os processos clínicos e gerenciais, levantar relatórios importantes e apresentar o diagnóstico de uma instituição clínica. Para tanto, cabe ao gestor a escolha pelo software que mais atenda ao perfil da clínica e promover o treinamento dos colaboradores.

Agora que já entendeu a importância do sistema de gestão em saúde, não deixe de baixar gratuitamente nosso e-book sobre gestão de pessoas para clínicas médicas!

consultor-telemedicinaPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta