Assunto em alta no meio médico, a acreditação hospitalar é algo que vem sendo cada vez mais buscado pelas clínicas e hospitais, pois são muitos os benefícios gerados para os estabelecimentos que têm esse tipo de certificação.

Para que você entenda mais sobre o assunto, respondemos as principais dúvidas que os gestores de clínicas e hospitais geralmente têm sobre esse assunto. Ficou interessado? Então, siga conosco e fique muito bem informado!

O que é acreditação hospitalar?

Você sabe o que é uma ISO? Muitas empresas de diversos segmentos lutam para conquistar essa certificação, que analisa diversos fatores para garantir que a organização tem qualidade.

Na área da saúde, as ISOs se limitam a planos de saúde ou operadoras, não sendo disponibilizadas para as clínicas e hospitais. No entanto, uma outra certificação hospitalar pode garantir a qualidade do estabelecimento: a acreditação hospitalar.

Trata-se de um método proposto e fiscalizado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, que avalia as clínicas e hospitais em três níveis.

Nível 1 – Segurança

Devem ser cumpridos todos os requisitos para garantir a segurança dos pacientes, familiares e profissionais da saúde que atuarem na clínica ou hospital.

Nível 2 – Gestão integrada

Os processos no hospital precisam ser integrados e organizados de modo integrado, com todos os gestores atuando em sinergia.

Nível 3 – Excelência em gestão

A gestão da qualidade dos serviços prestados no hospital, como consultas, exames, entre outros, precisa ter uma atenção especial para gerar melhorias constantes.

Quais são as principais certificações e acreditações para hospitais?

Embora a acreditação da ONA seja a mais comum no Brasil, existem outras certificações que podem ser buscadas pelos hospitais e clínicas que desejam atestar a qualidade dos seus serviços. As principais delas são as seguintes:

  • Acreditação da Joint Commission International;
  • Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO);
  • Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS);
  • Accreditation Canada;
  • entre outras.

Quais são os benefícios dessas certificações para clínicas e hospitais?

Ter uma certificação para clínicas e hospitais traz benefícios tanto para os pacientes quanto para os colaboradores das instituições. Além disso, a obtenção da acreditação também pode ser utilizada em estratégias de marketing, destacando a qualidade que o estabelecimento possui.

Para os pacientes, os principais benefícios gerados são a confiança nos serviços prestados e a satisfação completa dos tratamentos e procedimentos realizados. Já os colaboradores têm uma maior integração entre os setores, a possibilidade de se desenvolverem mais de modo coletivo ou individual, menos riscos de acidentes de trabalho, mais qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho e também a valorização do currículo, uma vez que trabalham em um local com certificação de qualidade.

Agora que você já sabe o que é acreditação hospitalar e quais são as suas vantagens, pode buscar saber mais sobre o assunto e ver alternativas para conquistar essa certificação para a sua clínica ou hospital.

Gostou do post? Para receber mais dicas e conteúdo interessante como este em seu e-mail, recomendamos que faça a assinatura de nossa newsletter. Temos certeza de que você gostará dos materiais que enviaremos!

Facebook Comments