consultor-telemedicinaPowered by Rock Convert

Contenção de despesas em clínica é um assunto tão polêmico quanto necessário. Isso porque é importante garantir a assistência de qualidade ao paciente sem onerar demasiadamente os custos da empresa.

Contudo, se forem adotadas estratégias inteligentes é possível reverter o quadro de excesso de gastos e instituir uma política de redução de custos. Nesse caso, o gestor deve conduzir as medidas de forma objetiva e contar com o envolvimento da equipe de trabalho.

Se você precisa cortar despesas e ainda não sabe por onde começar, leia nosso post de hoje, e veja nossas dicas!

Reestruturação no quadro de funcionários

A contenção de despesas envolve necessariamente a redução ou remanejamento do quadro de funcionários em uma empresa. Nesse caso, o gestor deve planejar a demissão ou a transferência de funcionários de forma paulatina.

Por isso é importante avaliar o número de atendimentos diários, a produtividade dos funcionários e o horário de funcionamento da clínica. Em algumas situações a mudança de horário do trabalho do funcionário poderá trazer benefícios para ambas às partes.

Em outras situações onde se constatam ociosidade dos funcionários, poucas tarefas para serem realizadas por dois ou mais funcionários ou a inserção da tecnologia em substituição aos trabalhadores, deve-se avaliar a melhor forma de enxugar os custos.

Campanha motivacional pela redução de custos

Uma campanha motivacional pela redução de custos tende a apresentar resultados efetivos e duradouros. Assim, a diminuição dos resíduos gerados, a economia de energia elétrica e outras estratégias podem ser convertidas em gratificações a equipe.

Por isso, os gestores devem elaborar cartazes, emails e situações cotidianas que retratem a forma racional de consumo de artigos de escritório e energia elétrica em uma abordagem leve e descontraída.

E não se esqueça de incitar o engajamento de todos em prol de benefícios e gratificações que podem ser individuais ou coletivas. Dessa forma, todos os envolvidos terão vantagens em adotar as medidas de contenção de custos.

Também é interessante criar objetos pessoais personalizados tais como copos, pratos e talheres,  pois diminui os gastos com artigos descartáveis, facilita a higiene e presenteia o funcionário com algo diferente.

Redução da burocracia com de processos eficientes

A burocracia pressupõe o envolvimento de muitos setores para chegar ao destino final. Isso implica em aumento do número de formulários, envolvimento de muitos profissionais, muito tempo desperdiçado e insatisfação do paciente.

Por isso, os gestores devem adotar rotinas que reduzem a burocracia gerada pela participação dos muitos setores envolvidos, ampliar os recursos tecnológicos e realizar treinamento da equipe de trabalho.

A otimização das ações realizadas dentro de uma clínica médica podem reduzir os custos, aumentar a produtividade e garantir a satisfação do paciente com os serviços oferecidos.

A contenção de despesas em  clínica médica é uma prática que propiciará redução de custos, investimento em outras demandas e satisfação do paciente. Por isso, o gestor deve sempre acompanhar os principais processos, avaliar intervenções e envolver toda a equipe para garantir a sustentabilidade financeira da empresa em perder o foco na qualidade dos serviços.

E você, está se preocupando com os gastos de sua empresa? Sabe o que fazer para conter as despesas e aumentar a produtividade dos serviços clínicos? Comece já a rever os custos da empresa e não deixe de assinar nossa newsletter.

Powered by Rock Convert