A Técnica Doppler é uma das modalidades da ultrassonografia, realizada para observar como o sangue flui pela rede vascular e pelas cavidades do coração. 

O procedimento pode ser feito em qualquer porção circulatória do corpo. Ele auxilia no diagnóstico e na avaliação de doenças cardiovasculares, bem como no monitoramento da saúde materno-fetal, durante a gestação. 

Sabendo da importância desse exame para a saúde vascular dos pacientes, elaboramos o artigo de hoje, com as informações mais importantes sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é a Técnica Doppler?

Trata-se de uma técnica associada ao exame de ultrassonografia. Nela, a observação do fluxo de sangue ocorre através dos vasos sanguíneos e dentro do coração.

O método baseia-se no efeito Doppler, descoberto pelo físico austríaco Johann Doppler, em 1852, que determina a ocorrência de uma alteração da frequência das ondas sonoras percebidas por alguém que se aproxima ou afasta da fonte sonora. Usando este princípio, a ciência transformou isso em imagens, que, hoje, auxiliam a medicina na análise vascular.

Com ela, é possível determinar a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo dentro do sistema vascular e das cavidades cardíacas. Vale destacar sua importância para o diagnóstico e o acompanhamento de problemas cardiovasculares.

Como é feito o exame?

Trata-se de um exame indolor e não invasivo. Com o paciente deitado em uma maca, o médico, especialista em ultrassonografia, aplicará um gel para facilitar o deslize do transdutor.

As imagens serão geradas a partir de um aparelho que se assemelha a uma lanterna e emite ondas sonoras que são novamente captadas como ecos emitidos pelas hemácias. Por fim, o computador as transforma em imagem.

Além disso, para facilitar a leitura, a técnica pode ser realizada em cores, mapeando o fluxo em azul ou vermelho, de acordo com o sentido. O exame dura entre 30 a 60 minutos e não requer nenhuma preparação especial, como a ingestão de contrastes iodados.

Indicações

Eficiente na descoberta de problemas no fluxo sanguíneo e de pressão arterial, essa técnica é indicada para complementar outros exames.

A Técnica Doppler também tem grande relevância na obstetrícia, sendo realizada para a avaliação da gestante e do bebê. O aparelho é posicionado sobre a parede abdominal da mãe e direcionado ao coração do feto, permitindo avaliar a circulação do cordão umbilical e do coração.

Quais são os resultados obtidos?

A partir da observação de como o sangue flui pelo sistema vascular de diversas áreas do corpo, é possível diagnosticar uma série de patologias cardiovasculares.

Podemos citar doenças nos vasos arteriais, tais como aneurismas e placas ateroscleróticas, e nas veias, como trombose e varizes. Na gestação, o procedimento ajuda a verificar se os principais órgãos fetais estão sendo devidamente irrigados e oxigenados.

Dessa maneira, a ultrassonografia com a Técnica Doppler tem grande importância no acompanhamento da saúde vascular de pacientes com histórico familiar, comportamento de risco ou sintomas associados a possíveis complicações cardiovasculares, como hipertensão, por exemplo.

No entanto, seus resultados dependem diretamente da experiência de quem o executa e do equipamento utilizado. Por isso, o cuidado de escolher bons fornecedores para a clínica é fundamental. 

Agora que você já conhece a Técnica Doppler, que tal saber mais sobre exames cardiovasculares? Descubra o que é ecocardiograma e quando indicar este exame!

Facebook Comments