Entender como automatizar a clínica de saúde envolve estratégias gerenciais e habilidades humanas de seus gestores. O processo deve ser pensado considerando também os recursos financeiros disponíveis.

As vantagens do processo de automatização vão desde organização das tarefas clínicas, controle financeiro até a integração das informações dos pacientes. 

Por isso, se você ainda não sabe como investir na automatização nas empresas de saúde, não deixe de ser o post de hoje e conheça os principais processos!

Prontuário eletrônico do paciente

O prontuário eletrônico do paciente é uma estratégia diferenciada nos dias de hoje. Ele diminui o preenchimento de formulários, facilita a integração com os exames laboratoriais realizados pelo paciente e otimiza o atendimento clínico.

Além disso, nos software disponíveis é possível obter o histórico clínico do paciente o que possibilita a adoção de condutas terapêuticas mais abrangentes. Ademais, permite a emissão da prescrição médica e de atestados médicos solicitados pelo paciente evitando fraudes.

Emissão de laudos médicos online

A possibilidade de emitir laudos médicos online é um grande benefício obtido devido a automatização das clínicas em saúde. Isso porque encurta o prazo para liberar o resultado de exame e diminui a ansiedade do paciente.

Adicionalmente, permite a avaliação do médico que institui medidas terapêuticas mais rapidamente, o que pode ser um fator diferenciador no prognóstico clínico do paciente.

Outra vantagem é o acesso desses documentos clínicos por diversos dispositivos instalados em telefones celulares, tablets e computadores o que confere a praticidade do método.

Automatização de cadastros clínicos

Automatizar o cadastro de pacientes é um fator inovador na rotina médica diária, além de garantir controle das consultas. Assim, será possível levantar dados sobre a média de consultas por profissionais de saúde, ou cancelamento de atendimentos.

Todos essas atividades automatizadas possibilitam comodidade e praticidade para o paciente ao acessar o sistema de agendamento de consultas em qualquer horário e selecionar um atendimento conforme sua conveniência.

Maior controle dos processos

Com a implantação de um sofwtare eficaz é possível controlar todos os processos gerenciais e clínicos de uma empresa em saúde. Esse monitoramento será fundamental para instituir medidas corretivas quando identificadas uma falha.

Também será possível verificar as causas de cancelamento de consultas, levantamento de custos ambulatoriais, fluxo de caixa, movimentação financeira dos fornecedores, controle do quadro de pessoal e outras tantas mensurações que o sistema permitir.

Saber como automatizar a clínica é uma tarefa que exige conhecimentos sobre as principais demandas dos pacientes, avaliação dos softwares existentes e verificação das principais ferramentas tecnológicas disponíveis. As estratégias que podem ser implantadas envolvem o prontuário eletrônico para pacientes, emissão de laudos médicos online, automatização de cadastros, dentre outros.

Sabendo avaliar as informações alimentadas pelo sistema será possível planejar atividades para otimizar o atendimento, propiciar maior conforto e satisfação do paciente. Por outro lado, será possível monitorar as ações desenvolvidas e estabelecer metas a curto, médio e longo prazo.

E você, já automatizou sua clínica? Está analisando as principais possibilidades? Procure procurar mais informações sobre o assunto ou relato de experiências de outros gestores e identifique a melhor opção. Caso queira se manter sempre atualizado, siga-nos nas redes sociais!