A telemedicina tem revolucionado o mercado de tecnologia médica. Por meio dos diversos meios de comunicação atuais, se tornou possível a produção de laudos e de assistência médica de uma forma extremamente dinâmica.

Essa tecnologia se baseia em todo tipo de procedimento médico realizado à distância, seja ele direcionado à relação médico-paciente ou entre os próprios profissionais de saúde. A telemedicina é, portanto, um grande avanço na dinamicidade do meio, acompanhando o avanço das tecnologias de informação atuais.

Pensando nisso, separamos a seguir alguns dos principais motivos para se usar a telemedicina. Confira!

A interatividade e rapidez da Telemedicina

A telemedicina é considerada uma forma de assistência médica bidirecional, ou seja, permite um contato extremamente direto e dinâmico. Essa rapidez na prestação de um serviço de qualidade pode fazer toda a diferença no atendimento de consultórios ou clínicas.

A utilização da telemedicina permite ainda uma grande interatividade entre as partes envolvidas no processo de comunicação. As tecnologias de comunicação permitem que seja possível que essa interação ocorra em tempo real, por meio de ferramentas de áudio, vídeo e equipamentos médicos integrados. 

Redução dos custos

Além da fluidez, a telemedicina pode significar também uma redução bastante significativa nos custos da clínica ou consultório que utilizam esse tipo de tecnologia. Essa economia se confirma num nível global, gerando lucros altíssimos para as empresas que utilizam esse tipo de serviço.

Um bom exemplo de redução de custos a partir da utilização de telemedicina é no corte de gastos com deslocamento entre locais de exame e laboratórios de análise. Essa vantagem ainda possui um desdobramento epidemiológico, uma vez que reduz a exposição do indivíduo doente, seja pelo tempo ou pela rapidez no diagnóstico.

Vantagens para o paciente

As vantagens para pacientes de clínicas e consultórios que aderiram à utilização da telemedicina são de extrema importância. Além da comodidade oferecida pela rapidez nos diagnósticos, pode-se citar a importância no sentido de tratamento de doenças influenciado por essa agilidade.

A obtenção de um diagnóstico preciso o mais cedo possível pode ser a chave para o sucesso de um tratamento. Há ainda os benefícios para o tratamento de doentes crônicos e idosos, que dependem da qualidade dos serviços prestados pela clínica ou consultório.  

Serviço médico de qualidade em áreas remotas

Uma das grandes importâncias da telemedicina é a transcendência de fronteiras geográficas para o oferecimento de serviços médicos de qualidade. Por meio das ferramentas integradas de comunicação, é possível transformar a saúde de localidades com pouco aporte de saúde, ou mesmo com escassez ou inexistência de profissionais capacitados para lidar com algumas intercorrências médicas.

Dessa maneira, é possível considerar a telemedicina como uma ferramenta revolucionária no que diz respeito ao oferecimento de assistência médica de qualidade em áreas remotas. O que antes poderia levar semanas ou mesmo demandar viagens para municípios maiores, agora pode estar ao alcance imediato.

A telemedicina no brasil ainda está dando seus primeiros passos, quando comparada à sua utilização ao redor do globo. Porém, a ampliação de seu uso permitirá, não só uma maior comodidade e segurança na prestação de serviços de saúde, como também uma troca de informações por todo o mundo acerca dos atendimentos médicos.

Gostou do post? Entre em contato com a nossa empresa para mais informações sobre o assunto