A tecnologia vem revolucionando a maneira como a medicina é aplicada em nossas vidas. Uma enorme gama de novos exames está proporcionando diagnósticos cada vez mais precoces e corretos. Com isso, são iniciados mais cedo os tratamentos, aumentando a qualidade de vida dos pacientes. 

Um exame muito utilizado para detecção de doenças e má formações fetais é o ecocardiograma. Realizado com um aparelho de ultrassom, sem apresentar riscos para o paciente, ele é uma ferramenta essencial para a cardiologia moderna. 

Neste texto vamos explicar um pouco mais sobre o que é ecocardiograma, para que serve e por que ele é tão indicado. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe. 

O que é ecocardiograma?

É um exame realizado por meio de um aparelho de ultrassom. O dispositivo é capaz de captar ondas sonoras e transformá-las em imagem. O médico, através dessas imagens, vai ser capaz de analisar e diagnosticar doenças e má formações cardíacas. É possível avaliar anatomia e fisiologia do coração em um só exame. 

Um transdutor é utilizado para captar o eco das estruturas do coração. Fornecendo imagens das valvas cardíacas, músculos e, através da técnica Doppler, mapear o curso do fluxo sanguíneo dentro do órgão. Com isso, é possível avaliar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades do coração. 

Os aparelhos de ultrassom mais modernos conseguem produzir imagens em 3D, que podem mostrar os mínimos detalhes anatômicos e funcionais. Isso é essencial para sua utilização em medicina fetal, pois, por meio dele, o feto pode ser operado ainda na barriga da mãe e desfrutar de melhores resultados futuros.

É um exame simples e que não utiliza radiação, podendo ser aplicado em gestantes e crianças pequenas, inclusive. Além de ser rápido e indolor e de fornecer resultados confiáveis e precisos, não necessita de nenhum preparo prévio e não possui efeitos colaterais. 

Quando ele é indicado?

O ecocardiograma é indicado para avaliação de pacientes que possuem sintomas sugestivos de doenças cardíacas. Aqueles que apresentem episódios frequentes de síncope, dificuldade para respirar, dor torácica de repetição e sensação de palpitação. 

Ele é essencial para estabelecer o diagnóstico dos pacientes, avaliar a gravidade dos quadros e para planejar o manejo terapêutico das mais variadas doenças cardíacas. É também utilizado para acompanhamento de pacientes que já possuem seu quadro bem definido, como no caso de um portador de sopro cardíaco. 

Como não utiliza radiação, é aplicado na detecção de problemas cardíacos fetais e deve ser indicado sempre que o bebê apresentar diminuição dos batimentos cardíacos, quando a mãe possuir complicações da gestação, como o diabetes e a hipertensão, em bebês pós-termo e em sofrimento fetal. 

O ecocardiograma é um exame essencial para melhoria da qualidade de vida da maioria dos portadores de cardiopatias. Mas que necessita de profissionais qualificados para realização e interpretação. Esteja sempre atento aos funcionários e empresas que atendem sua equipe, prezando pelo bom atendimento ao paciente

E aí gostou do nosso texto sobre o que é ecocardiograma? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.