A densitometria óssea é o principal exame para diagnóstico e prevenção da osteoporose. Essa doença, caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, atinge mais mulheres que homens, aparece após os 50 anos de idade e pode levar a sérias fraturas ósseas.

Através da densitometria óssea, o estágio anterior a ela, conhecido como osteopenia, também pode ser diagnosticado e tratado. É por isso que esse exame é tão importante, pois também pode ser útil na prevenção da doença.

Quer saber mais sobre a densitometria óssea e quais as vantagens de implantá-la em sua clínica? Vamos lá!

Como implantar o exame na minha clínica?

Para implantar a densitometria óssea na sua clínica, tenha em mente que alguns pré-requisitos são necessários. O primeiro passo será investir em equipamentos. 

Por se tratar de aparelhos que emitem radiação, a infraestrutura da clínica também deve ser apropriada. Muitas vezes, uma autorização é exigida para que esse tipo de procedimento possa ser realizado no prédio. A localização também deve ser levada em conta: para que os pacientes se desloquem até ela, o acesso deve ser fácil.

Por fim, você vai precisar de uma equipe capacitada para operar os equipamentos. E, antes de pensar em contratar um profissional, apenas para emitir os laudos, pense na possibilidade de contar com uma empresa especializada nesses serviços. É muito mais prático e econômico!

E quais as vantagens de realizar a densitometria óssea?

Uma clínica que realiza exames de densitometria óssea tem algumas vantagens sobre outras que não o fazem. Confira:

1. Agilidade na entrega dos exames e laudos

Um equipamento de densitometria óssea e uma empresa de laudos à distância representam a dupla perfeita para o sucesso da sua clínica. Isso porque você não vai precisar encaminhar os pacientes para realizar o exame em outros locais.

Além disso, não precisa esperar que as clínicas conveniadas enviem os laudos. Os laudos à distância costumam chegar rapidamente. Isso porque essas empresas contam com uma ampla gama de profissionais.

Portanto, seus laudos chegam muito mais rápido do que esperar a liberação presencial destes por médicos de outras clínicas parceiras. Por isso, a emissão de laudos à distância tem conquistado cada vez mais espaço nesse mercado de diagnóstico por imagem.

2. Organização dos processos

Um profissional fica responsável pela realização dos exames. A partir daí, eles são transmitidos à empresa emissora dos laudos através de um computador conectado à internet. E, rapidamente, os laudos são enviados à sua clínica, também via internet.

Além de ser entregues ao paciente, eles podem ficar armazenados em forma de histórico. Com isso, tudo fica mais organizado na clínica, que não precisa se preocupar com o encaminhamento de pacientes a terceiros.

3. Aumento da competitividade

Uma das vantagens em oferecer o exame de densitometria óssea é melhorar a infraestrutura de sua clínica.

Pois, quanto maior a variedade e a qualidade dos serviços oferecidos, melhor será a visibilidade de sua empresa. E, diante do mercado atual, cada vez mais competitivo, fomentar possibilidades de destaque é uma forma de fortalecer a instituição e de agregar valor a ela.

4. Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é o melhor caminho para que a doença seja tratada antes mesmo de se desenvolver. A rapidez no diagnóstico resultante da emissão de laudos instantaneamente via web, portanto, é a garantia de que o tratamento será realizado de forma mais rápida e eficaz.

Logo, a realização da densitometria óssea na própria clínica e a chegada dos laudos em pouco tempo, além de otimizar os seus serviços, refletem diretamente na saúde do paciente.

Afinal, investir em medidas de prevenção é a melhor alternativa para quem valoriza a vida e a plenitude da saúde!

E você? Quer implantar a densitometria óssea na sua clínica? Leia também este artigo e entenda melhor para que serve a radiologia.

Facebook Comments