O prontuário eletrônico do paciente é uma estratégia inovadora, que traz benefícios assistenciais e econômicos. De um lado se observa a integração dos dados do paciente, e do outro a redução dos custos operacionais.

Além disso, muitos gestores de clínicas já vislumbraram as potencialidades dessa ferramenta para a otimização do faturamento. E os custos de implantação são irrisórios quando comparados aos excelentes resultados em longo prazo.

Quer saber quais são as principais vantagens do prontuário eletrônico do paciente? Confira agora neste post!

Segurança das informações

O prontuário eletrônico do paciente é um sistema que permite a inserção e edição de dados clínicos e laboratoriais. Ele funciona por meio de senhas de acesso, conforme o nível de responsabilidade do prestador de serviço.

Sendo assim, é possível inserir dados sobre história clínica atual e pregressa, informações medicamentosas e, ainda, plotar resultados imagiológicos em uma plataforma única, que facilita o acesso a esses arquivos. Alguns softwares são compatíveis com sistemas de armazenamento de imagens no formato DICOM.

Ademais, os softwares contam com rastreabilidade, de modo que todos os indivíduos que acessam as funcionalidades são monitorados, o que impede fraudes e a alimentação inadequada dos processos.

Redução do espaço físico

Com o advento do prontuário eletrônico do paciente, as empresas terão diminuição significativa dos custos. Isso se refletirá na redução da área física para armazenamento de documentos e dos custos para arquivar em empresas terceirizadas.

Os benefícios em longo prazo serão a otimização desse espaço — antes destinado à guarda de papéis , que será remanejado para outras finalidades, inclusive para a ampliação dos serviços clínicos.

Aumento da produtividade

A informatização dos dados clínicos em saúde é uma inovação que tende a ficar. Afinal, os gestores que implantaram essa tecnologia já observaram aumento da produtividade nas atividades.

O que antigamente se fazia via preenchimento manual, com possibilidade de erros e rasuras, hoje poderá ser abolido por meio do prontuário eletrônico. Além disso, o atendimento ao paciente será agilizado automaticamente.

Isso porque alguns dados já estarão arquivados, facilitando a recuperação para dar continuidade à assistência. E o paciente tem o direito de solicitar essas informações durante a internação.

Integração das informações clínicas

Uma das vantagens mais comemoradas pelos profissionais de saúde é a integração das informações clínicas em um só documento. Além disso, a inserção do prontuário eletrônico direciona para um atendimento multiprofissional em saúde.

Isso significa que o médico terá acesso às percepções que foram observadas pelos enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, e qualquer outro profissional envolvido com o paciente.

Com isso, as informações se cruzam de maneira racional e facilitam a tomada de decisão clínica. Em outras palavras, tudo pode se basear em um panorama amplo, em vez do ponto de vista de um único profissional.

O prontuário eletrônico do paciente é um documento virtual que compila todas as informações clínicas, medicamentosas e imagiológicas no contexto ambulatorial e hospitalar em saúde. As funcionalidades do software garantem produtividade nos serviços e redução de custos operacionais.

E você, já implantou o prontuário eletrônico em sua clínica? Conhece alguém que precisa entender as vantagens dessa ferramenta? Então, compartilhe o texto nas redes sociais e ajude a disseminar a informação para aqueles que necessitam!