consultor-telemedicinaPowered by Rock Convert

Hoje em dia é muito difícil encontrar empresas que não se utilizam de algum tipo de tecnologia para facilitar algumas rotinas de trabalho — com as clínicas médicas não poderia ser diferente. 

Agendas de papel, cadastro manual de pacientes e outros processos que demandam muito tempo e esforço podem ser automatizados, agilizando a rotina da clínica e otimizando os resultados, sem a necessidade de um alto investimento.

Quer saber mais sobre como a automação de processos pode agilizar a rotina da sua clínica? Então confira essas cinco dicas que elaboramos para você. 

1 – Agilidade no agendamento de consultas 

Implantar um sistema de agendamento de consultas automatizado, além de agilizar a rotina da clínica, é muito mais prático para seu cliente, principalmente se esse sistema de agendamentos puder ser feito online.

Atualmente as pessoas evitam usar o telefone a todo custo, primeiramente porque é mais caro e segundo porque toma muito tempo, portanto um sistema de agendamento e cancelamento online pode ser um grande diferencial. Além do mais, esse tipo de ferramenta permite que você tenha maior controle sobre sua agenda, podendo organizar encaixes em casos de desistência e otimizar o atendimento. 

2 – Agilidade na emissão de laudos 

Um sistema automatizado permite que a emissão de laudos seja mais rápida. Atualmente há ferramentas que permitem que os exames sejam encaminhados automaticamente, fazendo com que os laudos sejam liberados mais rapidamente. Além disso, a informatização desse serviço evita erros humanos, o que traz mais credibilidade à sua clínica. 

3 – Melhora na dinâmica de trabalho

Com a automação de serviços que necessitavam de mão de obra, seus funcionários terão mais tempo para se dedicarem a outras demandas da clínica, como compra de material, contatos com clientes e pesquisa de fornecedores. Se você tem poucos funcionários, ou se é o responsável por todos esses procedimentos, a automação de processos é ainda mais importante, pois vai reduzir muito seu esforço e permitir que você tenha mais controle sobre a gestão da sua clínica. 

4 – Otimização da gestão financeira 

Automatizar o sistema financeiro melhora consideravelmente o controle sobre as receita da sua clínica. Os lançamentos dos gastos e lucros precisam estar acessíveis, organizados e seguros para um controle financeiro eficiente. Para isso existem alguns aplicativos e programas muito eficientes. O controle sobre a gestão financeira permite que você aplique melhor seus investimentos, saiba quais gastos podem ser cortados ou reduzidos e ainda possibilita que você emita boletos, notas fiscais e maior controle sobre a inadimplência. 

5 – Melhora no controle de estoque

Outro processo que pode ser automatizado é o controle de estoque. Isso permite que você administre melhor o que entra e sai do estoque, controle os prazos de validade dos produtos, saiba quem são seus fornecedores e faça compras mais conscientes, assim você economiza e melhora o rendimento da clínica.

É importante ressaltar que tudo isso pode ser implantado sem precisar de um investimento muito alto. Procure bons profissionais e conte com os equipamentos que você já tem para reduzir ainda mais seus custos. 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Entre em contato com a gente e não esqueça de deixar suas opiniões nos comentários do post.

Powered by Rock Convert