O atraso no atendimento de pacientes que estão aguardando uma consulta médica é algo que deve ser evitado ao máximo numa clínica, uma vez que ele pode gerar uma percepção negativa contra os médicos que ali trabalham e, em alguns casos, até ser mal entendido como uma forma de “descaso” com a pessoa num momento em que ela está vulnerável.

Mas imprevistos podem ocorrer até nas clínicas mais profissionais, que primam pela satisfação dos pacientes. É por isso que vamos dar 5 dicas neste post de como evitar esses atrasos e das melhores maneiras de lidar com seus pacientes caso eles ocorram.

1 – Organize bem a sua agenda

Tudo começa com organização. Por melhor que seja sua memória, não dispense uma agenda ou calendário para definir melhor os seus horários e dê uma boa margem de segurança nas atividades do seu dia, pois imprevistos sempre podem ocorrer.

Já existem diversos aplicativos para smartphone e computador que podem ajudar a ter uma agenda bem organizada e até lhe oferecem lembretes para os eventos mais importantes.

2 – Tenha uma secretária preparada

Um secretário ou secretária não deve servir apenas para atender ao telefone e marcar consultas. Prepare bem os ajudantes da clínica para que eles estejam prontos para realizar certas ações de maneira pró-ativa no caso de um possível atraso acontecer.

Eles podem entrar em contato com o paciente para avisar do tempo extra de espera, remarcar horários e, claro, esclarecer quaisquer dúvidas e solicitações que a pessoa pode ter sobre seu atendimento, de maneira cordial e atenciosa que mostra a preocupação da clínica com a satisfação dos pacientes e o cumprimento dos horários.

3 – Comunique-se com o paciente

Poucos problemas não são resolvidos com um bom diálogo. Mantenha seu paciente informado da situação e sempre avise sobre possíveis atrasos antecipadamente. Assim você mostra se importar com os horários e responsabilidades da pessoa, além de lhe dar a oportunidade de se reorganizar.

Além disso, disponibilize também alternativas, como a possibilidade de remarcar o horário da consulta ou de outro médico realizar o atendimento.

4 – Ofereça uma sala de espera confortável

Um ambiente confortável e com opções de entretenimento para distrair seus pacientes vai ajudar a tornar a espera deles menos perceptível e pequenos atrasos bem mais toleráveis.

Aparelhos de televisão e revistas já são algo que qualquer pessoa espera numa clínica médica. Enquanto isso, no mundo conectado que hoje vivemos, uma conexão à internet via Wi-Fi também se tornou algo que os pacientes esperam e até demandam encontrar em salas de espera.

5 – Capriche no atendimento

O maior problema do atraso médico para a sua clínica é passar a impressão errada para o seu paciente de um “descaso” ou negligência em relação à condição dele. 

O melhor jeito de evitar esse problema é com um atendimento atencioso e diferenciado, que reconhece aquele paciente como indivíduo. Mesmo tendo avisado sobre um possível atraso com antecedência ou remarcado o horário, é importante reconhecer o erro e se desculpar, humanizando o atendimento. E essa será sempre uma das melhores maneiras de fidelizar o paciente.

Esperamos que essas dicas ajudem a contornar o problema dos atrasos e cuidar sempre da satisfação dos pacientes. Assine nossa newsletter no menu ao lado para se manter atualizado das novidades no blog da Mais Laudo.

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