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Dentro da universidade os futuros profissionais de saúde não recebem muita instrução de como ser um empresário, de como gerir os recursos, de como fazer um ambiente ser eficiente. Isso pode oferecer uma dificuldade a mais para aqueles que desejam abrir a sua própria empresa. O planejamento estratégico da clínica requer conhecimentos que estão fora do campo da saúde, mas que podem ser aprendidos por qualquer pessoa que tenha vontade.

Pensando nisso, resolvemos montar um passo a passo para que você possa fazer todo o seu planejamento para atingir os objetivos com eficiência, eficácia e efetividade.

Como montar o seu planejamento estratégico da clínica

Analise o cenário atual

Para saber onde se quer chegar é preciso saber onde está. Isso é possível fazendo uma análise tanto do ambiente interno quanto do externo. Neste caso, uma ferramenta de gestão que cabe perfeitamente é a Matriz SWOT (sigla em inglês que significa forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

Ao se analisar o cenário interno, ou seja, dentro da clínica, é necessário descrever quais são os pontos fortes e quais são as limitações que a empresa enfrenta para crescer e melhorar os serviços. Para tanto, se faz necessário avaliar fatores técnicos, recursos humanos, financeiros e outros.

Já o cenário externo é aquele que a empresa não pode controlar e por isso precisa ter total atenção nele. Avaliar quais são as ameaças e as oportunidades que o mercado está oferecendo e cruzar essas informações a fim de melhorar diversos aspectos.

Trace os objetivos

Não se pode começar a caminhar enquanto não se sabe aonde quer chegar. Neste ponto, a clínica irá projetar quais são as suas metas para o futuro a partir de dados do histórico. Para alcançar os objetivos é necessário traçar as metas, que são quantificáveis e podem ser de curto, médio e longo prazo. Os objetivos podem ser referentes ao faturamento, posicionamento no mercado, ampliação.

Defina quais estratégias usará

Aqui você encontrará a resposta para seguinte pergunta: como alcançarei os meus objetivos? As estratégias costumam ser de longo prazo e cada uma precisa estar de acordo com um objetivo.

Aplique o controle

O controle nada mais é do que analisar se tudo está saindo conforme o planejado. Também é nesse momento que é possível encontrar certas falhas no processo e reavaliá-las, montando novas metas e estratégias para alcançar os objetivos.

Neste ponto o uso de métricas é muito importante identificando porque determinado setor ou serviço não está tendo os resultados esperados. Com o uso de números e dados fica mais fácil saber aonde está o problema, com maior agilidade.

Fazer a gestão da empresa não é uma tarefa fácil, ela exige esforço e dedicação, mas também não é o bicho de sete cabeças que muitos pensam. Se for necessário você pode terceirizar o serviço e se você não quiser delegar toda a responsabilidade, pode contratar alguém para te auxiliar. Lembre-se que esse é um trabalho contínuo e que deve ser acompanhado a todo instante.

Conseguir montar um bom planejamento estratégico da clínica é de grande importância para qualquer empresa, além de ser uma forma de competir e se destacar da concorrência.

O que achou do nosso post? Comece a pôr em prática o seu planejamento e nos conte qual foi o resultado!

 

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